sexta-feira, 18 de abril de 2008

MOLUSCOS

Os moluscos são animais de corpo mole, viscoso, não segmentado, sem apêndices articulados, triblásticos, com uma cavidade geral (celoma), simetria bilateral, dividindo em três partes: cabeça, pe e massa visceral. Geralmente apresentam uma concha calcarea.

Sistema tegumentário - esses animais possuem epitélio simples, às vezes ciliado e muito rico em células glandulares, cujas secreções torna o tegumento úmido e mole. À parte do tegumento que recobre a massa visceral forma uma dobra, chamada manto ou pallium, que secreta a concha. Chama-se cavidade pateleal ao espaço compreendido entre o manto e a superfície do corpo (nessa cavidade se aloja o aparelho respiratório dos moluscos).
A concha consiste em uma camada orgânica externa (periostraca); uma camada media (primastica) constituída por cristais prismaticos de Araguaia e uma camada interna (nacarada), lisa e brilhante, conhecida como madrepérola.
A concha pode ser univalve, quando formada por uma só peça (caramujos e caracis), e bivalve, quando formada por duas peças, que se adaptavam e articulam (ostras e mariscos).
Sistema respiratório - a respiração pode ser: cutânea, branquial e pulmonar. As bransquias estão alojadas na cavidade paleal. A respiração pulmonar ocorre em gastrópodes terrestres (caracóis); os pulmões são constituídos por um sistema de vasos sanguíneas muito ramificados que se separam no teto da cavidade pateleal a há uma comunicação com o exterior através de um orifício chamado pneumostoma.
Os pelecípodes são animais filtradores. A água cirdante que penetra na cavidade do manto carrega as partículas úteis são ingeridas pela boca.
Sistema digestorio - e do tipo completo e compreende: boca, faringe, esôfago, estomago, intestino e anus. Na parte basal da faringe musculosa há uma lamina quitnosa denominada radula, portadora de dentículos, dirigidos para trás e próprios para ralar os alimentos. E um órgão exclusivo dos moluscos e ausente na classe Pelecipodes. Tem como glândulas anexas, o fígado e as glândulas salivares.

Sistema circulatório - é do tipo laculanar. O coração tem posição dorsal, aparece no interior de uma cavidade pericárdica e recebe o sangue proveniente dos órgãos respiratórios por intermédio de veias. Pode ter um ou dois átrios e um ventrículo, de onde o sangue e distribuídos aos tecidos. O sistema circulatório, apesar do desenvolvimento de artérias, veias e capilares, e sempre aberto, comunicando-se com lacunas sanguíneas, situadas em vários órgãos.
Sistema excretor - a excreção é feita por irns (nefrideos modifcados), que retiram os excretos da cavidade periférica e eliminam na cavidade pateleal, de onde passam para o exterior.
Sistema nervoso - é do tipo ganglionar, existindo três pares de gânglios nervosos: cerebroides, pediais e viscerais, os quais coordenam, respectivamente, as funções: sensórias, locomotora e vegetativa.
Os órgãos sensoriais são: estatocistos (equilíbrio), células tácteis, quimior receptoras e os olhos, muito desenvolvidos nos cefalóides.
Reprodução - nos moluscos há casos de hermafroditismo, mas geralmente são de sexos separados. Nos hermafroditas ocorre fecundação cruzada, como nos caracóis e caramujos que ao copularem, se estimulam mutuamente enterrando um no outro o “dardo do amor”. Alem disso, possui uma gônada hermafrodita, a ovotestis. Essa glândula pode produzir espermatozóide e óvulos.
A copulação e recíproca; o pênis de cada caracol penetra na vagina do outro conjugante, transferido o esper matozoide. O desenvolvimento dos ovos é direto.

Localização - vivem nos mais variados ambientes. Há espécies em terra úmida: caracóis, lesmas; marinhos, fixos em rochas, como ostras e mariscos; livres, no fundo sobre a areia, caramujos, que possuem espécies de água doce e de água salgada; de natação ativa: lulas e polvos. São facilmente encontrados nas praias, em rios e lagos ou no ambiente terrestre.

VOCÊ SABIA
A espessura e a forma das conchas dos moluscos estão relacionadas com a adaptação com o ambiente em que elas vivem. Os caracóis possuem uma concha fina, que não prejudica sua locomoção em ambiente terrestre. O caramujo tem uma concha mais espessa, capaz de resistir ao choque das ondas. Os pelecípodes apresentam conchas achatadas de duas valvas, prendendo-se as rochas e resistindo a força da água. Os polvos e as lulas não possuem conchas externas e isso permite uma locomoção ágil por propulção com jatos de água.

ALGUNS MOLUSCOS

Características Gerais: O corpo dos moluscos é dividido em três regiões: Cabeça, pé e massa visceral.
Na cabeça estão localizadas a boca e estruturas sensoriais como os olhos e tentáculos. O pé é musculoso e responsável pela locomoção do animal.
Em alguns animais, como os polvos e as lulas, o pé modificou-se em tentáculos que são utilizados na locomoção e captura de alimentos. Na massa visceral concentram-se todos os órgãos do corpo animal.
Existe nos moluscos uma dobra da parede do corpo que o recobre quase inteiro: o manto. É ele que produz a concha.
A maioria dos moluscos é herbívora, isto é, alimenta-se de vegetais.

TIPOS DE MOLUSCOS

Gastrópodes - os gastrópodes são animais que podem ser reconhecidos tais como: os caracóis, lesmas e caramujos são alguns representantes deste grupo.
Esses animais são encontrados em ambientes terrestres úmidos, na água doce e no mar. Possuem uma única concha espiralada, mas existem alguns representantes deste grupo que não possuem concha.
Reprodução - a reprodução dos gastrópodes é sexuada. Existem espécies hermafroditas e espécies com os sexos separados. No caso da reprodução dos hermafroditos, os indivíduos se unem e trocam espermatozóides. Quando se separam, a fecundação ocorre em cada indivíduo. Em espécies com sexos separados, ocorre a união com transferência de espermatozóides para o corpo da fêmea, onde ocorre a fecundação. Os ovos formados são envoltos por membrana protetora e depositados em locais protegidos.

Bivalves - os indivíduos desse grupo têm o corpo protegido por uma concha com duas valvas: (bi: dois: valva=valvas) características que deu origem ao nome do grupo. Os mariscos, mexilhões, ostras e péctem são exemplos de bivalves. Todos são aquáticos. Existem espécies hermafroditas, mas a maior parte dos bivalves tem sexos separados. O desenvolvimento é indireto.

Cefalópodes - o nome do grupo está relacionado com sua característica mais marcante que é a modificação dos pés em tentáculos, os quais partem da cabeça!
(cefalo=cabeça; pode=pé). Os polvos possuem oito tentáculos, e as lulas
dez.

Todos os cefalópodes têm sexos separados. O desenvolvimento é direto.
Os moluscos e a saúde humana:
Os moluscos interferem na saúde humana porque muitos deles são usados como alimentos.
Às vezes muitos deles são contaminados pela água do mar, e podem representar grande risco para a saúde humana, causando muitas intoxicações nos alimentos além de doenças.
Produção das Pérolas
Muitos moluscos têm grande aplicação econômica. Entre eles estão os bivalves que têm capacidade de produzir pérolas. A produção da pérola é iniciada quando uma partícula estranha que é como um grão de areia penetra na concha.

Nenhum comentário: